Logo CEMPA Horizontal
Assinatura preta
Gráficos de temp para Goiânia, normais climatológicas

Goiânia apresentou aumento de cerca de 0,5ºC na temperatura média anual, conforme as Normais Climatológicas para o período 1991-2020

Goiânia apresentou um aumento de aproximadamente meio grau na temperatura média anual. O número de dias com precipitação se manteve constante e os dias com chuvas intensas (acima de 50 mm) aumentaram. 

No último dia 23 de março, Dia Meteorológico Mundial, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) lançou as novas Normais Climatológicas para o período 1991-2020. Com os novos dados disponíveis é possível analisar mudanças no clima do Brasil, considerando os últimos 30 anos. O processamento de dados incluiu medições de nove estações meteorológicas localizadas no Estado de Goiás. Os resultados confirmam os cenários de aumento gradual da temperatura em praticamente todo o país. 

Para a cidade de Goiânia, quando são comparados os valores das Normais atualizadas com as obtidas anteriormente para o período de 1981-2010, observa-se um aumento médio anual de temperatura de aproximadamente 0,4 graus Celsius. O mês que experimentou o maior aumento médio foi setembro com uma diferença de 0,8 graus Celsius. As temperaturas mínimas e máximas para a cidade apresentam o mesmo comportamento de aumento. As madrugadas estão sendo em média menos frias e as tardes mais quentes. Os meses com as maiores variações são os de inverno e começo da primavera, enquanto no final do verão se observam mudanças mais leves. 

Ao comparar os resultados divulgados agora com os do período 1961-1990 as diferenças são ainda mais significativas. Para julho e agosto, o aumento de temperatura mínima ultrapassa os 1,5 graus Celsius. Já as temperaturas máximas estão sendo em média 2,2 graus Celsius mais quentes para o mês de outubro. 

 

Gráficos de temp para Goiânia, normais climatológicas

 

Para a variável precipitação, o INMET constatou que, ao comparar os resultados do período 1991-2020 com os do período 1981-2010, o número de dias com registros acima de 1 mm se manteve praticamente constante na cidade, sendo dezembro e janeiro os meses com mais dias em média com chuva, e julho o mês com menos dias chuvosos. Já os acumulados de precipitação médios mensais aumentaram nos meses entre janeiro e maio e, também em novembro, diminuindo nos meses restantes. O maior aumento de acumulados médios mensais de precipitação foi observado em fevereiro (+12,9 mm) e a maior diminuição em dezembro (-18,5 mm). Na média anual, houve uma diminuição de aproximadamente 23 mm.

A quantidade de dias com chuva acima de 50 mm aumentou ligeiramente, passando de 5 para 6 dias em média ao ano. Nas últimas três décadas, foi possível observar um aumento das chuvas mais intensas no mês de abril em comparação com o período 1981-2010.

 

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (https://portal.inmet.gov.br/normais)