
INPE e UFG concretizam parceria para monitoramento climático mais detalhado no bioma Cerrado
Direção do INPE esteve na UFG para conhecer a proposta do CEMPA - Cerrado
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), prof. Angelita Lima, recebeu ontem (dia 04 de abril) o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr. Clézio Marcos de Nardin e o coordenador-geral de Ciência da Terra, Dr. Gilvan Sampaio de Oliveira para, dentre outras agendas, concretizar a parceria entre as duas instituições no âmbito do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado). É a primeira vez que um diretor do INPE, no exercício do cargo, visita Goiás.
Durante reunião no gabinete da reitoria, o INPE e a UFG firmaram a parceria e sinalizaram o início das tratativas para consolidar a presença do Instituto no Centro-Oeste, por meio, de um centro avançado de pesquisa como o CEMPA - Cerrado. O centro de estudos climáticos voltado para o Cerrado brasileiro começou a ser idealizado em 2019 e já vem gerando os primeiros resultados experimentais, com a participação de pesquisadores renomados internacionalmente.
Seguindo a programação da visita, hoje (dia 05/04), o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu a reitoria da UFG e a direção do INPE para um almoço no Palácio das Esmeraldas. Durante a oportunidade, foi reforçado o papel e o potencial do CEMPA para o estado, com atenção especial para o agronegócio, por meio das previsões do tempo.
Recepção da direção do INPE na UFG.
Almoço com o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.