Logo CEMPA Horizontal
Assinatura preta
Focos CO 2022

Cresce número de focos de calor no estado de Goiás e na Região Centro-Oeste

O número de focos de calor registrados em 2022 no estado já é 10% maior que o registrado no mesmo período do ano 2021. No Centro-Oeste, o crescimento corresponde a 14%.

O estado de Goiás e a Região Centro-Oeste já registram aumento no número de focos de calor, associados à queimadas, em relação ao mesmo período do ano passado. O registro é do satélite de referência AQUA.

Os dados até o dia 14 de julho de 2022 mostram que o único estado da região que tem experimentado diminuição de focos é o Mato Grosso do Sul (diminuição de 9%). Já os estados de Goiás e Mato Grosso e o Distrito Federal apresentam aumentos significativos.

Em toda a Região Centro-Oeste o crescimento corresponde a 14% no número de focos em comparação com o ano de 2021. Em 2022, já se soma o total 10.487 focos no período para a região, segundo maior registro desde 2008, valor este que só foi superado no ano 2020 quando, no mesmo período, foram registrados 11.567 focos.

Já em Goiás o crescimento é de quase 10% em comparação com o ano de 2021. Este aumento tão expressivo não era observado no estado desde o ano de 2010, quando foram registrados 1.808 focos no mesmo período.

 

                        Focos CO 2021Focos CO 2022

Figura 1 - Número de focos de calor registrados pelo satélite AQUA nos estados do Centro-Oeste mais o Distrito Federal. Anos de 2021 (esquerda) e 2022 (direita). 

 

O impacto direto da atividade humana e as condições meteorológicas são os fatores que favorecem o aumento desses focos na região. A ausência de chuvas, baixa umidade e altas temperaturas são condições observadas nas quatro Unidades Federativas. A circulação dos ventos em níveis médios da troposfera, o deslocamento para o leste dos sistemas frontais, a presença de uma massa de ar mais seca e o impacto do fenômeno La Niña têm contribuído com essa situação.

Até o final do mês de julho, a previsão indica que a maior parte da região permanecerá sem registros de precipitação, enquanto no oeste do estado do Mato Grosso e na faixa sudoeste do Mato Grosso do Sul poderão ser observadas chuvas fracas ou moderadas. Por isso, a estiagem continua intensa em Goiás e no Distrito Federal.

 

Fonte dos dados: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/situacao-atual/