Logo_CEMPA

Resolução que cria o CEMPA-Cerrado é aprovada pelo Consuni da UFG

Resolução que cria o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado é aprovada em sessão do Consuni da UFG

A resolução de criação do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado, o CEMPA-Cerrado, foi aprovada na sessão do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni) realizada no dia 28/04/2023.

O objetivo do Centro é a promoção de estudos por meio do uso de modelagem numérica e dados de satélite, permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para a Região Centro-Oeste do Brasil, cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos.

O vice-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jesiel Carvalho, durante a relatoria da resolução, afirmou que esse modelo, dotado de tão alto nível de precisão, é algo novo no Brasil. "Isso é algo inédito em nosso país e raro em poucos lugares do mundo", frisou.

O CEMPA-Cerrado deverá ficar vinculado à UFG, tendo a sua gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Governo do Estado de Goiás, por meio de acordos bilaterais.

Fonte: Adaptado de Reitoria Digital UFG (Perfil Oficial da Reitoria da Universidade Federal de Goiás)