Logo CEMPA Horizontal
Assinatura preta
Onda Calor 190923

ALERTA: Onda de Calor afeta estado de Goiás. Temperaturas do ar poderão superar os 44 graus Celsius em algumas regiões

O CEMPA-Cerrado alerta a população do estado de Goiás para uma semana de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar na região

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície, atua como bloqueio para o avanço de sistemas frontais e contribui com a formação de uma “bolha de calor” em Goiás e em outras áreas dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Os valores previstos das temperaturas do ar em superfície superam os 42 0C em algumas áreas do estado, com sensação térmica acima de 46 0C. Em municípios como Iporá, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Montes Claros de Goiás, Itarumã e São Simão as temperaturas do ar no horário da tarde podem ficar acima dos 44 0C. Uma alta amplitude térmica diária também deverá ser registrada.

A umidade relativa do ar deverá apresentar oscilações mais acentuadas no seu ciclo diurno. Seus valores poderão ficar abaixo de 10 % em locais e horários específicos, principalmente na metade da tarde.

O período crítico, mais quente e seco na região, está previsto para os dias 24 a 27 de setembro. As porções norte, noroeste, oeste e sudoeste do estado deverão registrar os maiores valores de temperatura e dias mais secos, enquanto as regiões nordeste e entorno do Distrito Federal serão as menos afetadas.

A capital Goiânia poderá registrar valores de temperatura acima de 40 0C e de umidade relativa do ar próximos de 12 %.

A onda de calor oferece perigos à saúde, principalmente de crianças e idosos.

É também necessário tomar cuidados redobrados com o possível aumento das queimadas e seus impactos na qualidade do ar e na saúde da população.