Logo CEMPA Horizontal
Assinatura preta
Assinatura_ACT_3

Lançamento do CEMPA-Cerrado

Evento de lançamento do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) foi realizado na UFG

Na tarde do dia 20 de outubro de 2023, aconteceu o evento de lançamento do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), ocasião em que também foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento foi realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no Parque Tecnológico da UFG, em Goiânia-GO.

O evento contou com a presença de Angelita Lima (Reitora da UFG), Clézio Marcos de Nardin (Diretor do INPE), Gilvan Sampaio (Coordenador-geral de Ciência da Terra do INPE), José Frederico Lyra Netto (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás - SECTI), Laerte Ferreira (docente da UFG e atual Diretor de bolsas e programas da CAPES), Adriano Rocha Lima (Secretário-Chefe da Secretaria Geral do Governo do Estado de Goiás), Antônio Gomide (Deputado Estadual de Goiás) e Cláudio Leles (Diretor científico e de inovação da FAPEG), além de outros representantes destas instituições e de diversos órgãos do estado de Goiás. Também estiveram presentes os atuais diretores do CEMPA-Cerrado: Manuel Eduardo Ferreira (UFG), Karla Maria Longo (INPE) e Guilherme Oliveira (Governo do Estado de Goiás).

Durante o evento, foi apresentada a concepção geral do CEMPA-Cerrado, com os produtos disponíveis atualmente, bem como as perspectivas e os desafios para a geração de novos produtos de previsão ambiental. Em seu encerramento, houve a cerimônia de descerramento da placa da pedra fundamental do futuro edifício-sede do CEMPA-Cerrado e do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD), no Parque Tecnológico da UFG, com a participação dos integrantes da UFG, do INPE e do Governo de Goiás.

 

Assinatura_ACT_1
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica por representantes da UFG, do INPE e do Governo do Estado de Goiás

 

Assinatura_ACT_2
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica por representantes da UFG, do INPE e do Governo do Estado de Goiás

 

 

Pedra-Fundamental_1
Descerramento da placa da pedra fundamental do futuro edifício-sede do CEMPA-Cerrado e do LaMCAD

 

Pedra-Fundamental_2
Descerramento da placa da pedra fundamental do futuro edifício-sede do CEMPA-Cerrado e do LaMCAD