Logo CEMPA Horizontal
Assinatura preta
ZCAS ATUANDO SOBRE GOIÁS

Ocorrência de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em Goiás — Janeiro de 2026 (Clima)

Em janeiro de 2026, a atuação de dois episódios da ZCAS, somada à circulação em altos níveis e ao intenso transporte de umidade oceânica e amazônica, manteve condições instáveis e favoreceu chuvas persistentes em Goiás. Como resultado, ocorreram anomalias positivas de precipitação, especialmente no sul e centro-leste do estado, com acumulados expressivos como 303 mm em Goiânia e 455 mm em Rio Verde (INMET).

A ocorrência de episódios associados à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), combinada à atuação da circulação atmosférica na alta troposfera e ao transporte de umidade promovido por ventos de origem oceânica e amazônica, favoreceu a persistência de condições atmosféricas instáveis sobre o estado de Goiás em Janeiro de 2026. Como resultado, observou-se a formação de anomalias positivas de precipitação, especialmente nas regiões sul e centro-leste goianas, onde os volumes registrados superaram de forma expressiva os valores climatológicos esperados para o período. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis por eventos de precipitação prolongada no Brasil Central. Sua formação ocorre tipicamente entre o final da primavera e o verão austral, caracterizando-se por uma banda quase estacionária de nebulosidade, orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde o sul da Amazônia, atravessa o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, alcançando posteriormente o Atlântico Sudoeste adjacente. Esse padrão favorece a ocorrência de chuvas intermitentes e volumosas.

 

ZCAS ATUANDO SOBRE GOIÁS

Produto derivado do satélite meteorológico GOES19, canal infravermelho. (Cores quentes indicam menor temperatura do topo das nuvens, por tanto maior altura do topo e maior probabilidade de ocorrência de tempestades ou chuvas intensas)

Durante o mês de janeiro de 2026 foram identificados dois episódios distintos de atuação da ZCAS ao longo do mês, concentrados principalmente nos seguintes períodos:

- 1º episódio: início de janeiro, entre os dias 3 e 8 de janeiro, com chuvas persistentes e elevada nebulosidade;

- 2º episódio: entre os dias 18 e 26 de janeiro, associado ao reforço de uma frente fria no Sudeste e manutenção do corredor de umidade em níveis baixos e médios da troposfera sobre Goiás.

Durante janeiro de 2026, os acumulados mensais de precipitação foram particularmente elevados em algumas localidades do estado. Destacam-se:

  • 303 mm em Goiânia;
  • 455 mm em Rio Verde.

Categorias: Extremos climáticos previsão meteorológica