
CEMPA-Cerrado lança plataforma inovadora de dados meteorológicos obtidos utilizando técnicas de IA
O CEMPA-Cerrado apresenta nova plataforma pioneira que combina modelagem numérica e inteligência artificial para oferecer dados climáticos detalhados, fortalecendo o monitoramento ambiental e o planejamento regional em Goiás
O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) lançou uma plataforma inovadora de dados meteorológicos que promete melhorar o monitoramento climático no estado de Goiás. Para a obtenção do conjunto de dados, denominado de EMAI-CEMPA Goiás (v1.0), utilizou-se uma técnica avançada de downscaling baseada em inteligência artificial (IA), uma ferramenta que oferece informações em alta resolução espacial, capazes de detalhar as condições climáticas com precisão inédita para a região. Essa iniciativa evidencia o trabalho especializado e de ponta que o CEMPA-Cerrado vem desenvolvendo para fortalecer a gestão ambiental e o planejamento territorial no Cerrado.
A base de dados disponibilizada na plataforma de visualização foi construída a partir de uma metodologia que integra dados do modelo numérico MONAN - Modelo para Previsão dos Oceanos, Superfícies Terrestres e Atmosfera (Model for Ocean-laNd-Atmosphere predictioN), executado com resolução espacial horizontal de 3 km sobre Goiás e áreas adjacentes, junto com informações do ERA5, conjunto de dados meteorológicos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). Para aprimorar a qualidade e resolução dos dados, o CEMPA-Cerrado utilizou a técnica de IA Conditional Generative Adversarial Network (Conditional GAN), a fim de realizar a conversão de dados meteorológicos de baixa para alta resolução espacial. A arquitetura emprega redes neurais convolucionais especializadas no processamento de campos atmosféricos, transformando informações de entrada em resolução grosseira para dados de alta resolução, garantindo informações detalhadas sobre vento — direção e velocidade — e temperatura. O período de 30 anos (1994-2024) adotado para a obtenção das normais climatológicas segue rigorosamente as diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que estabelece este intervalo temporal como padrão para caracterização climatológica.
Disponível online (https://cempa.ufg.br/p/54641-dados-climatologicos-para-goias-emai-goias-v1-0), a plataforma oferece dados climatológicos em formatos mensais e trimestrais. O acesso aos arquivos de dados será disponibilizado futuramente por meio de repositório institucional, atualmente em desenvolvimento.
Plataforma para visualização das normais climatológicas para o estado de Goiás, EMAI-Goiás (v1.0).
Um diferencial fundamental da ferramenta é a possibilidade de visualizar essas informações segmentadas para cada sub-região de planejamento do estado, facilitando o entendimento dos efeitos locais do relevo, uso do solo e das áreas urbanas sobre o clima. Esse nível de detalhamento é essencial para apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, além de fomentar pesquisas científicas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
A iniciativa é inédita para Goiás e representa um avanço significativo na tecnologia aplicada ao monitoramento ambiental no estado. Além disso, a plataforma tem grande potencial de expansão para outras regiões do Brasil e novas versões da base de dados serão lançadas no decorrer do ano. Outras variáveis meteorológicas, como umidade relativa do ar e precipitação, já estão sendo processadas e avaliadas.
A aplicação de inteligência artificial em conjunto com modelos meteorológicos de previsão numérica, como nesta ferramenta, é uma tendência global que permite superar limitações tradicionais, como baixa resolução espacial e temporal, fornecendo dados mais precisos e úteis para a tomada de decisões. Com esse lançamento, o CEMPA-Cerrado traz inovação e tecnologia para entender com maior profundidade as dinâmicas climáticas no estado de Goiás. O trabalho especializado realizado na instituição reforça a importância da pesquisa aplicada para enfrentar os desafios ambientais e garantir um desenvolvimento sustentável para Goiás. Essa plataforma não apenas amplia o conhecimento científico, mas também apoia setores econômicos e sociais que dependem do clima, fortalecendo a resiliência regional frente às mudanças climáticas.
Categorias: normais climatológicas Clima meteorologia goias Cempa-Cerrado UFG era5 inteligência artificial