
CEMPA-Cerrado marca presença na IJCNN 2025 com avanços em inteligência artificial aplicada à meteorologia
O CEMPA teve participação na IJCNN 2025, em Roma, destacando seus avanços em inteligência artificial para a modernização das previsões meteorológicas, com a apresentação de um trabalho sobre compressão e reconstrução de dados atmosféricos
O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) esteve presente na International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN 2025), realizada em Roma, Itália, entre os dias 30 de junho e 5 de julho. A participação do CEMPA reforça o seu papel de destaque na aplicação de tecnologias avançadas, como técnicas associadas a redes neurais, para o aprimoramento das previsões meteorológicas no Brasil.
Representando uma equipe multidisciplinar do Centro, o pesquisador Otavio Medeiros Feitosa apresentou o trabalho "Atmospheric Data Compression and Reconstruction Using Spherical GANs", que propõe uma arquitetura de rede neural baseada em convoluções esféricas e frameworks generativos adversariais voltados ao processamento e reconstrução de dados atmosféricos. Avaliações com diversos conjuntos de dados meteorológicos demonstraram o potencial da abordagem para otimizar o uso e a análise de informações ambientais.
A iniciativa é mais uma entre as diversas ações do CEMPA-Cerrado voltadas à modernização das técnicas de previsão ambiental, por meio do desenvolvimento de modelos mais eficientes, acessíveis e compatíveis com os desafios contemporâneos da meteorologia.
Otavio Medeiros Feitosa, bolsista e pesquisador do CEMPA-Cerrado, apresentando trabalho de relevância no IJCNN
Categorias: IA previsão meteorológica