Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste Goiano (SIAG CEAGRE/CEMPA-Cerrado)

O setor do agronegócio tem sido um dos mais prejudicados no Brasil com o aumento observado da frequência e intensidade dos eventos extremos meteorológicos no atual cenário de mudanças climáticas. Os produtores da região do sudoeste goiano, constituída por 26 municípios de grande relevância na produção de grãos no país, têm observado uma diminuição da produtividade dos diferentes cultivos associada ao impacto dos eventos atmosféricos severos. Nos últimos anos tem se intensificado a busca por informações de tempo e clima mais precisas e detalhadas para as áreas de lavoura nessa região. É nesse contexto que surge como resultados da parceria entre o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE) e o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) o Sistema Integrado de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste de Goiás (SIAG)

O objetivo principal do SIAG é implementar produtos e oferecer serviços que possam ajudar aos produtores na mitigação dos danos associados às severidades de tempo e clima, contribuindo com o aumento da produtividade e a conservação do bioma Cerrado.

O Sistema inclui quatro linhas diferentes de trabalho: previsão de tempo meteorológico e clima, monitoramento ambiental, análises e processamento de dados e desenvolvimento. Devido à baixa densidade de estações meteorológicas em superfície na região, foi implementada uma rede própria de estações automáticas que monitora parte da área de interesse.

São obtidas previsões diárias de tempo meteorológico, com horizonte de até 7 dias, utilizando os resultados obtidos com o modelo numérico de área limitada Brazilian Developments on the Regional Atmospheric Modelling System (BRAMS) executado empregando muito alta resolução. Diversos outros produtos, como o de probabilidade de ocorrência de precipitação a curto prazo utilizando técnicas de inteligência artificial, foram desenvolvidos para auxiliar o SIAG e fazem parte do pacote disponibilizado para a sociedade.

Todas as informações geradas são transmitidas aos diferentes usuários de forma rápida e simples utilizando um canal de comunicação direta via aplicativo WhatsApp (grupo com mais de 500 integrantes que inclui produtores, gestores, jornalistas, acadêmicos e usuários no geral). Também são transmitidas as informações através da mídia convencional (rádio e televisão).

O SIAG, em funcionamento durante todo o atual período da safra 2023-2024, tem sido de grande ajuda para o planejamento das atividades agrícolas e a tomada de decisões que contribuam com a mitigação dos danos no setor. Diversas interações diárias são realizadas com os produtores, o que favorece a troca de informações e a retroalimentação entre as partes. Os dados coletados e analisados permitiram gerar e divulgar diversos relatórios contendo informações meteorológicas para a região objeto de estudo.

Qr_grupo_SIAG